Edu Sangue Bom sugere medida para evitar roubos de bicicletas

edusb0Aplicativo que cria cadastro de veículos visa coibir furtos e facilitar a recuperação das bicicletas roubadas

O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PMDB) sugeriu uma medida para coibir roubos e facilitar a recuperação de bicicletas furtadas em Praia Grande. Trata-se de um cadastro no aplicativo Bike Registrada, que gera a cada bicicleta um número de série único — assim como o chassi de um carro — diretamente ligado ao nome do proprietário.

A ideia do Bike Registrada surgiu em Brasília quando quatro ciclistas discutiram que eles e seus companheiros de pedaladas não tinham muitos recursos sobre o que fazer quando alguma bicicleta era roubada. Foi então que criaram um cadastro nacional gratuito para registro de bicicletas. Atualmente, o site tem 70.105 ciclistas cadastrados em todo o país. Florianópolis é a cidade com o quarto maior número de registros, atrás de Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Se alguém fizer uma consulta no site ou no aplicativo com o número de série da bike, verá no nome de quem ela está registrada. O usuário também pode criar um código que se transforma em um QR Code, que pode ser colado no equipamento. O registro pode ajudar a polícia a encontrar bicicletas roubadas e a avisar o proprietário para que ele possa recuperá-la.

Qualquer pessoa em qualquer lugar do País pode cadastrar sua bicicleta neste aplicativo. “A ideia é incentivar adesões ao aplicativo ou criar um sistema em nosso Município, ou até mesmo em toda a região, para que isso funcione de forma integrada com a Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e o Trânsito”, ressaltou.

Para Sangue Bom, a medida ainda pode trazer mais segurança. “Além do crime de roubo e furto de bicicletas ser comum em nossa Cidade, temos que alertar que muitos delinquentes fazem uso da bicicleta para praticar estes delitos. Com o Bike Registrada, o cerco será fechado para ambas as situações”, finalizou.