Festival Sangue Bom reúne 800 competidores

12309814_757254401047572_8286458281383472277_oNúmero de doadores de sangue cresceu na terceira edição do evento

O 3º Festival Sangue Bom de Corrida e Caminhada, realizado no último domingo (29), reuniu 800 competidores, na Praia do Canto do Forte, em Praia Grande. Eles participaram de provas de corrida e caminhada, que foram realizadas simultaneamente. O evento foi uma alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado anualmente em 25 de novembro. Portanto, o objetivo principal era incentivar a doação de sangue nos hemonúcleos da Região.

Ao todo, 150 dos 800 inscritos colaboraram com a campanha, tendo como contrapartida, isenção na inscrição para as provas. “Uma forma de difundir e estimular a doação de sangue, um ato tão importante e que pode salvar muitas vidas”, disse o presidente da Associação Esportiva Sangue Bom (AESB), Edu Sangue Bom, que promoveu o evento.

Edu Sangue Bom ainda destacou o aumento do número de doadores em relação as duas primeiras edições. Na primeira, cerca de 10% dos inscritos foram doadores (80 competidores). Já na segunda edição, 15% (120) e agora o evento alcançou a marca de 150 doadores, o que representa aproximadamente 19% das inscrições. “Sabemos que o número ainda não é o total, mas estamos caminhando para isso, com a promoção de eventos como este, que reúnem um grande número de pessoas ligadas a atividades físicas e hábitos saudáveis”.

Competição – Tanto corrida quanto caminhada tiveram 6 quilômetros A largada e chegada foram na Praça Duque de Caxias, no Bairro Canto do Forte, seguindo pela Avenida Presidente Castelo Branco, até o retorno na Rua Pernambuco, seguindo pela praia até a Avenida Paris, sentido Marechal Mallet, depois descendo pela Rua Costa Machado, até a linha de chegada.

Confira os cinco melhores colocados em cada categoria:

Masculino

Rodrigo Valério Silva  0h15min11s

Kauan da Silva Domingues 0h16min15s

Luis Fábio Bastos de Santana 0h16min22s

Álvaro Balbino Lopes da Silva 0h16min54s

Givaldo de Souza Miranda 0h17min08s

 

Feminino

Marcela Morato 0h19min57s

Elisandra Sales Martins 0h20min11s

Aline Gayer da Silva 0h21min01s

Thayma Urbano Aguiar da Silva 0h21min50s

Aparecida dos Santos Oliveira 022min19s

Edu Sangue Bom destaca os benefícios do BRT

IMG_3379Modal de transporte utiliza corredores de ônibus, o que proporciona agilidade e conforto

Observando as obras que estão sendo realizadas, pelo Poder Executivo, nas marginais ao lado da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega para a criação de corredores de ônibus, o vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), retomou um tema já discutido no Município: a implantação do BRT.

Do inglês Bus Rapid Transit, ou Transporte Rápido por Ônibus, o BRT é um sistema de transporte coletivo de passageiros, que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente, por meio de infraestrutura segregada, com prioridade de ultrapassagem, além de operação rápida e frequente. “Trata-se de um sistema que traz segurança e proteção aos seus passageiros, além de garantir a redução de poluentes, como o gás carbônico, bem como a diminuição dos congestionamentos”, destacou o vereador.

Para o parlamentar, a implantação do BRT seria de vital importância para a Cidade e para a Região. “Com a construção de corredores de ônibus, a Administração vai poder investir no BRT. E isto não traz benefícios apenas para a nossa Cidade, mas para toda a Região, especialmente se for adotado para o transporte intermunicipal”, comentou.

Sangue Bom acredita que o transporte público dentro da Região precisa de melhorar. “O VLT vai demorar a chegar em Praia Grande. E as pessoas precisam ter mais qualidade nos deslocamentos entre as cidades da Baixada Santista. Todos os dias milhares de pessoas saem de uma cidade para estudar ou trabalhar em outra e o transporte precisa atendê-los em sua plenitude”.

O vereador lembrou ainda que o BRT foi criado em 1974. Na ocasião, foi adotado em Curitiba. Hoje, o transporte público daquela cidade é referência em todo o País. “Um sistema eficiente, que melhora inclusive o fluxo de outros veículos, minimizando os congestionamentos. Nossa Cidade cresce a cada ano. Acredito que o Município mereça este investimento”, finalizou.