Sangue Bom sugere criação de ambulatório médico especializado aos idosos

edu-sbRequerimento propõe que seja destinada verba para o espaço no orçamento de 2016

Os vereadores aprovaram por unanimidade o Requerimento nº 352/14, que sugere a criação de um centro de especialidades ou ambulatório geriátrico, para atendimento médico gratuito aos idosos de Praia Grande. A proposta foi apresentada pelo vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), durante a 31ª Sessão Ordinária, na noite da última segunda-feira (29). A ideia é fazer com que este espaço seja contemplado no orçamento do Município para 2016, já que o processo de confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2015 está em fase final.

O ambulatório ou centro de especialidades seria destinado a prevenção de doenças e o tratamento de patologias crônicas. No local, seriam realizados procedimentos e consultas com geriatras, ortopedistas, urologistas e demais especialistas, para um atendimento especializado aos idosos.

O autor do requerimento se baseou em determinação da Organização das Nações Unidas (ONU), que criou o Dia Internacional do Idoso, comemorado em 1º de outubro, com a finalidade de melhorar a qualidade de vida desta parcela da população, por meio de ações de saúde e integração social. “A integração social no Município já ocorre, por conta das unidades do programa Conviver. Porém, esta parcela da população precisa de cuidados específicos com a saúde e o acompanhamento médico, com geriatra e demais especialistas é fundamental”, ressaltou Edu Sangue Bom.

De acordo com estatística apresentada pelo parlamentar, a população estimada de idosos no Município é de mais de 30 mil pessoas. O dado representa uma média 12% do número total de habitantes de Praia Grande. “A tendência é que este número seja ainda maior com o passar dos anos, pois além do envelhecimento natural da nossa população, há a migração de pessoas que preferem deixar os grandes centros e viverem no litoral, quando se aposentam”, destacou o vereador.

Ainda pensando na prevenção da saúde dos idosos, Sangue Bom apresentou indicação verbal reivindicando a formalização de convênios entre Administração Municipal e academias de ginástica. “A ideia é promover o acesso dos idosos a atividades físicas, com custos menores”, finalizou.

Deixe um comentário