Segurança: Edu Sangue Bom reivindica ações conjuntas entre Estado e Município

Imagem

Parlamentar pediu instalação de câmeras de monitoramento onde há maior número de ocorrências e a divulgação do número do Disk-Denúncia 181, para que a população também possa colaborar

O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), apresentou requerimento à Administração Municipal sugerindo uma ação integrada entre os dados de mapeamento da Secretaria de Segurança Pública do Estado, a Polícia Militar e o Disk Denúncia com a Prefeitura, para que sejam tomadas as medidas cabíveis nos locais onde há mais ocorrências.

De acordo com dados de janeiro, o número de roubos de veículos, por exemplo, teve aumento de 31% em Praia Grande, comparado ao mesmo mês no ano passado. As estatísticas são montadas de acordo com análise dos Boletins de Ocorrência. Lá, entre outras informações são encontrados os locais e horários das ocorrências.

“A ideia é fazer com que o Município tenha acesso a estes dados e faça um mapeamento para instalar câmeras de monitoramento, ou intensificar as rondas da guarda municipal, para coibir a ação destes marginais nestes locais”, sugeriu Edu Sangue Bom.

O vereador também citou uma prática bastante comum no Município, adotada pelos bandidos, que roubam veículos e depois acumulam os carros roubados em um único ponto para pedirem “resgate”, para devolver o bem ao dono. “Por esta razão também cobrei maior divulgação do número do disk-denúncia 181. Pedi ainda a afixação de faixas contendo estas informações, para que a população possa auxiliar a solucionar os crimes”, ressaltou.

Vale ressaltar que a divulgação do disk-denúncia é regulamentada pela Lei Estadual nº 11.853, que dispõe sobre a obrigatoriedade da colocação do número em escolas e hospitais públicos. “A informação qualificada é a maior ferramenta para qualquer polícia, em qualquer parte do mundo. Por isso a população deve colaborar. Afinal, a segurança pública não é um dever só do Estado, mas de todos”, finalizou.

Deixe um comentário