Edu Sangue Bom quer criação de Moeda Social em Praia Grande

Imagem

Proposta visa fomentar o comércio e coibir inflação a munícipes, durante alta temporada

O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), apresentou Projeto de Lei, que cria Moeda Social em Praia Grande. A proposta tem o objetivo de fomentar o comércio local, aumentar o poder de compra do morador da Cidade, além de auxiliar a promover atividades esportivas no Município.

Para o parlamentar, a Moeda Social é importante aliado dos munícipes, especialmente na alta temporada, quando a Cidade chega a receber mais de 1 milhão de visitantes, já que o produto será exclusivamente destinado a moradores de Praia Grande, para utilização somente entre os meses de novembro a fevereiro. “Nesta época do ano, a população de Praia Grande chega a quadruplicar, sendo constantes as filas em todo o comercio, que fica altamente movimentado. Com tamanha demanda, a lei da oferta e da procura apresenta sua característica mais nociva ao morador de Praia Grande, provocando um aumento considerável nos preços, a chamada ‘inflação da praia’”, destacou.

A vantagem para o consumidor, é que quem aderir a Moeda Social tem seu poder de compra aumentado, com acréscimo de 10% acima do valor empenhado no momento da aquisição, quando receberá da Administração uma cédula ou cartão magnético. Além disso, fomenta o comércio local. “Assim a Moeda Social além de proteger o morador de Praia Grande da ‘inflação sazonal’, também funcionará como um agente de fomento ao comércio local, gerando mais empregos e renda. Afinal, o munícipe só poderá utilizar esta moeda em Praia Grande”, disse.

Outro benefício do texto é a destinação de verbas para o Fundo Municipal de Assistência ao Esporte (Fundespor). Desta forma, o convênio entre comerciantes e a Municipalidade, prevê contribuição com o custo financeiro da operação, obrigando-se a descontar, no ato de recebimento do valor, o percentual de 10% sob a quantia da Moeda Social. Destes, 8% são revertidos em poder de compra ao munícipe e os 2% restantes são destinados ao Fundespor. “Com isso, a Moeda Social ainda auxiliará na promoção de políticas públicas para desenvolver, incentivar e contribuir para a manutenção das atividades esportivas no Município”, finalizou.

Edu Sangue Bom reivindica abertura do Plantão Social aos finais de semana

Serviço auxiliará visitantes do Município vítimas de assaltos, que precisam recuperar documentos


O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), reivindicou a abertura do Plantão Social, também aos finais de semana. A preocupação do parlamentar é com vítimas de assaltos, que acabam perdendo os documentos, e não contam com este auxilio quando mais precisam.

Outra questão levantada pelo parlamentar foi a proximidade da temporada de verão, época em que a Cidade chega a receber até 1 milhão de visitantes. “Com o aumento no número de pessoas visitando o Município, acaba crescendo o número de delitos e os turistas que sofrem com estes crimes, acabam ficando desamparados, sem a orientação necessária”.

Para o parlamentar a medida visa ainda melhorar a imagem do Município, por quem vem de fora. “Quando essa situação ocorre em finais de semana, os turistas não têm atendimento e precisam esperar até o próximo dia útil para que recebam uma explicação adequada. Enquanto isso, os mesmos ficam na cidade, desamparados. Portanto seria uma forma de amenizar a situação, que já é bastante desagradável”, finalizou.