Edu Sangue Bom reivindica mutirão de mamografia

Edu Sangue BomIniciativa é baseada na campanha Outubro Rosa

O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), apresentou requerimento reivindicando a realização de um mutirão de mamografia para detectar a incidência de câncer de mama. A iniciativa tem base na campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença que mais mata mulheres em todo o mundo.

“A mamografia é um dos principais métodos para diagnosticar o câncer de mama. O exame deve ser realizado anualmente, em mulheres com mais de 40 anos de idade”, explicou o vereador.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada dez mulheres diagnosticadas com a doença no Brasil, três morrem. Por ano, são detectados 50 mil casos no País. “Por isso a importância do diagnóstico precoce. Só assim, podemos abaixar estes índices, já que a chance de cura é muito maior, quando o tratamento é iniciado no começo”, disse Edu Sangue Bom.

O parlamentar ainda destacou a existência de dois projetos de lei, que tramitam no Senado, que versam sobre o tema: o PL nº 352/11, que garante a inclusão de medicamentos de uso oral contra o câncer, a quimioterapia oral, nas coberturas dos planos de saúde, para permitir o tratamento domiciliar; e o PL nº 406/11, que garante acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama em mulheres com deficiência. “Todas as iniciativas são válidas para auxiliar e garantir a cura dessas pessoas”, finalizou.

3 respostas em “Edu Sangue Bom reivindica mutirão de mamografia

Deixe um comentário