Edu Sangue Bom pede reformas nas escolinhas de surf do Município

Parlamentar ainda reivindicou a instalação de nova unidade na parte sul da Cidade

Imagem

O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), reivindicou a reforma das três escolinhas de surf de Praia Grande, nos bairros Canto do Forte, Ocian e Mirim. O parlamentar ainda solicitou ao Executivo a construção de uma nova unidade para atender os moradores da parte sul do Município.

Edu Sangue Bom ainda sugeriu o resgate do Circuito Municipal de Surf de Praia Grande, para que a Cidade volte a sediar campeonatos da modalidade. A iniciativa contaria com parceria entre a iniciativa privada e Associação de Surf de Praia Grande (ASPG).

O parlamentar ainda destacou o trabalho de base realizado na Cidade. “Praia Grande conta nove surfistas profissionais, que começaram nas escolinhas de surfe do Município. Portanto, percebe-se o relevante trabalho das escolinhas e a vocação da Cidade para revelar grandes surfistas”, ressaltou.

Edu Sangue Bom ainda comentou sobre o papel social da proposta. “As escolinhas de surf oportunizam muitos jovens, principalmente aqueles provenientes de famílias de baixa renda e em risco social. O contato com o esporte traz disciplina e, sobretudo entendimento sobre a preservação do meio ambiente e da natureza”.

Edu Sangue Bom homenageia Pixote com Medalha Câmara Municipal

SONY DSC O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), homenageou o surfista profissional, William Diegues, o Pixote, com a Medalha Câmara Municipal 2013, na noite da última sexta-feira (18). O título concedido anualmente está previsto no Decreto Legislativo nº 02/02 e é entregue a personalidades que se destacaram, em sua área de atuação, contribuindo para o desenvolvimento da Cidade.

Confira o discurso de Edu Sangue Bom, sobre o Pixote:

“Pelo nome de batismo, acredito que poucas pessoas saberão de quem estou falando, mas quem mora em Praia Grande há mais de 20 anos e acompanha as páginas esportivas, especialmente nas colunas de surf dos jornais local e revistas especializadas, conhece e reverencia o “PIXOTE”.

Eu o reverencio! Pela sua história, pela sua trajetória e a sua resilência, ou seja, sua capacidade de superar as adversidades.

O Pixote é a personificação do Surf de Praia Grande. Um sonhador que acreditou na modalidade numa época em que esse esporte era marginalizado. Imaginem como era visto um surfista com uma prancha embaixo do braço, indo para a praia, em plena Ditadura Militar.

O William começou a surfar na metade da década de 70 com a metade de uma prancha de isopor achada no lixo.

Em sua fase de competidor, dormiu por várias vezes embaixo dos palanques de competição, por não ter dinheiro para estadias, dentre outras inúmeras dificuldades. Mesmo assim, as adversidades não o fizeram desistir do sonho de viver do esporte que ama.

Só para se ter uma ideia do talento deste atleta, o Pixote foi sete vezes campeão praiagrandense, campeão sebastianense e campeão vicentino. Ao longo da sua trajetória como competidor, venceu inúmeras vezes, surfista de renome em todo o País, e até sagrou-se campeão nacional em 1999, dentre outras centenas de conquistas no surf.

Mas para mim, praticante e entusiasta do surf, o seu melhor desempenho foi um honroso 5º lugar em um evento grandioso para a época, chamado “OP PRÓ”, realizado em Florianópolis no ano de 1987.

Foi a partir dali que as portas começaram a se abrir para o “Pixote” e também para outros surfistas de Praia Grande, que entrou para o mapa da modalidade.

Hoje, nossa cidade é vista como um celeiro de surfistas. Temos nove atletas profissionais, vindo das escolinhas da prefeitura e do circuito municipal ASPG (daí a minha lembrança ao ABDUL, o grande idealizador desse evento). Esses atletas levam o nome da nossa cidade para competições nos principais points de surf do mundo. E o William, ou o Pixote, como queiram chamar, foi o grande precursor desta longa e difícil história.

E é por tudo isso que eu Eduardo Pádua Soares Jardim, o “Edu Sangue Bom” tenho a honra de prestar esta justa homenagem ao meu amigo William de Camargo Diegues, o “ Pixote”.

Mortes por raios preocupam vereador Edu Sangue Bom

Imagem

Temporada de tempestades tem início na primavera e segue até o verão

O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), apresentou requerimento cobrando medidas preventivas e educativas para evitar mortes de pessoas atingidas por raios no Município. A preocupação se dá devido ao Brasil ser o País com a maior ocorrência de raios no mundo, cerca de 50 milhões por ano. Em média, duas pessoas são atingidas todos os dias.

Segundo levantamento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o número de mortes por raios no País é maior do que por deslizamentos e enchentes. Por ano, morrem cerca de 130 pessoas no Brasil. “É na primavera e no verão, época com mais tempestades, que a preocupação aumenta. Além disso, a maior parte destas mortes se dá no Estado de São Paulo, especialmente em regiões litorâneas, como a nossa”.

O parlamentar ainda ressalta que 80% dessas mortes poderiam ser evitadas, se as pessoas soubessem como agir durante as tempestades. “Por esta razão cobramos ações educativas para orientar as pessoas sobre como agir em tempestades, especialmente os banhistas, que lotam nossas praias todos os anos”, ressaltou Edu Sangue Bom.

Outra medida sugerida pelo parlamentar foi o acompanhamento metrológico preventivo. “Já existem equipamentos que indicam onde e com que frequência os raios cairão. Seria interessante se houvesse algum programa ou setor competente na Administração para monitorar as tempestades com raios no Município, com a finalidade de realizar ações preventivas”, finalizou. 

Edu Sangue Bom reivindica mutirão de mamografia

Edu Sangue BomIniciativa é baseada na campanha Outubro Rosa

O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), apresentou requerimento reivindicando a realização de um mutirão de mamografia para detectar a incidência de câncer de mama. A iniciativa tem base na campanha Outubro Rosa, que visa a conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença que mais mata mulheres em todo o mundo.

“A mamografia é um dos principais métodos para diagnosticar o câncer de mama. O exame deve ser realizado anualmente, em mulheres com mais de 40 anos de idade”, explicou o vereador.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a cada dez mulheres diagnosticadas com a doença no Brasil, três morrem. Por ano, são detectados 50 mil casos no País. “Por isso a importância do diagnóstico precoce. Só assim, podemos abaixar estes índices, já que a chance de cura é muito maior, quando o tratamento é iniciado no começo”, disse Edu Sangue Bom.

O parlamentar ainda destacou a existência de dois projetos de lei, que tramitam no Senado, que versam sobre o tema: o PL nº 352/11, que garante a inclusão de medicamentos de uso oral contra o câncer, a quimioterapia oral, nas coberturas dos planos de saúde, para permitir o tratamento domiciliar; e o PL nº 406/11, que garante acesso às políticas de prevenção, detecção e tratamento do câncer de mama em mulheres com deficiência. “Todas as iniciativas são válidas para auxiliar e garantir a cura dessas pessoas”, finalizou.

Edu Sangue Bom pede melhor identificação das linhas de ônibus

Parlamentar reivindicou a utilização do espaço traseiro dos coletivos, para informar o número da linha

Imagem

O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS), reivindicou melhoria na identificação das linhas de ônibus em Praia Grande. A ideia é usar também a parte traseira dos coletivos, que já contam com espaço designado para a colocação de placas informativas, com o número da linha.

“A medida se faz necessária, pois, informa ao usuário que acabada de chegar ao ponto de ônibus sobre qual linha está parada ou acabou de sair. Isto é importante para que o passageiro possa se programar, optando por outra linha, ou apressando-se para não perder o coletivo”, destacou.

Outra preocupação do parlamentar é com os horários dos ônibus e os intervalos entre as linhas, especialmente do transporte intermunicipal. Por esta razão, solicitou ainda a instalação de painéis, informando os horários e linhas de ônibus, nos terminais Tatico e Tude Bastos e nos pontos mais movimentados do Município. “Uma forma de melhorar as condições de quem depende do transporte público, principalmente para trabalhar e precisa chegar no horário”, finalizou.

Edu Sangue Bom reivindica nova data para cadastro habitacional

Image

Vereador quer beneficiar, com uma nova chance, os munícipes que perderam o prazo

O vereador Eduardo Pádua Soares Jardim, o Edu Sangue Bom (PPS) reivindicou nova data para fazer o Cadastro Socioeconômico Habitacional. Com isso, o parlamentar quer promover uma nova chance aos munícipes, que perderam o prazo da primeira etapa.

Edu Sangue Bom destaca que o processo é feito em duas etapas, porém, quem perdeu a primeira, não pode se inscrever na segunda. “A casa própria é um sonho para muitos. E este sonho não pode acabar, por causa de uma data”, finalizou.